sábado, 13 de agosto de 2011

Adeus Lenin

Em 13 de Agosto de 1961, a exatos 30 anos, começava a construção do Muro de Berlim, que impedia que cidadãos da Alemanha Oriental (Socialista) passassem pra o lado Ocidental (Capitalista). Quando ele ficou pronto sua face externa media 155 km, e cercava todo o lado ocidental de Berlim. O muro só viria a cair 28 anos depois, simbolizando o fim da Guerra Fria.
Um dos filmes que melhor retratam as mudanças que a reunificação causou na vida da população de Berlim é "Adeus Lenin".

Adeus Lenin

Título Original: Good Bye, Lenin!
Elenco: Daniel Brühl, Katrin Sass, Florian Lukas, Maria Simon
Direção: Wolfganger Becker
País: Alemanha
Ano: 2003

Sinópse:

Em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sass), fiel devota do socialismo, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o fim da Guerra Fria. Quando ela acorda, Berlim Oriental está mudada, e seu filho Alex (Daniel Brühl) fará de tudo para evitar que ela tenha um choque com a nova realidade, criando sua própria Alemanha Oriental no seu pequeno apartamento.








Mais:
  • Ganhador do Goya de Melhor Filme Europeu.

Mais História:

Queda do Muro de Berlim.

Depois de 28 anos de existência, na noite de 9 de novembro de 1989, o muro de Berlim começou a ser derrubado. Apesar da grandes manifestações que ocorreram dias antes da queda, e que entre outras coisas pediam a liberdade de viajar, foi um mal-entendido que deu o impulso final para a derrubada do muro. Quando a lei que dizia que os alemães poderiam passar pelas fronteiras sem qualquer permissão foi promulgada, o Ministro das Comunicações estava de férias e foi chamado as pressas para ler uma nota numa coletiva de imprensa. Quando perguntaram quando a lei seria colocada em pratica, ele respondeu que a lei entraria em vigor naquele mesmo dia. Imediatamente milhares de pessoas foram  aos postos de controle do muro exigindo sua passagem, e o muro começou a ser derrubado literalmente.
Ainda restam alguns trechos do muro original pela cidade. O maior deles, que está coberto por pinturas de artistas de todo o mundo e ficou conhecido como East Side Gallery, mede 1,3 Km.



Veja Mais:

com Daniel Brühl

2 comentários:

  1. Ótimo filme, mistura bem fatos históricos com drama e comédia.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Esse não vi ainda, mas tb penso em fazer um post em homenagem ao triste Muro de Berlim, penso em rever 1984.

    Foi bom vc lembrar desta parte da História, as tragédias não tristes não devem ser esquecidas.

    http://algunsfilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir